sábado, 9 de janeiro de 2010

Etapa 05 - 08/01/2010 Purmamarca- San Pedro Atacama

Chegou o grande dia.... pelo qual esperávamos durante a longa preparação desta viajem.
Este é o momento de reflexão... cruzar a cordilheira sempre foi um grande desejo... um sonho... com os pés no chão.... uma idéia acalentada durante toda minha vida.

Estou preste a recobrar os sentidos e daqui de San Pedro de Atacama me dar conta que esta etapa da vida foi realizada.

Nada das dificuldades relatadas pelas expedições que nos antecederam... nossas motos andaram muito bem apesar da altitude, um pouco de baixo rendimento foi sentido mas nada que atrasasse o percurso.

Nós igualmente não sentimos os efeitos da altitude, muito pela preparação que fizemos a 2500 metros em Purmamarca e também por não comer nada pesado e descansar bastante e beber muuuita agua.

A travessia da Cuesta Lipan é impressionante... a única referência que lhe posso dar é que a Serra do Rio do Rastro fica minúscula dentro desta montanha e desta obra de engenharia, é simplesmente lindíssimo.

Ao final de Lipan fica o marco de 4170 m. sobre o nível do mar... ainda não é o ponto mais alto da cordilheira.... mas aproveitamos e tiramos muitas fotos.

Após chagar a 4170m. é uma descida para chegar as Salinas Grandes... belíssimo... enorme... aliás tudo desde aqui é amplo... dá para sentir o quanto somos pequenos diante da obra de Deus... que nos está acompanhando.

Depois de Salinas Grandes sobe novamente até Susques e Paso de Jama em torno de 4300 m.

No Paso de Jama fizemos aduana saindo da Argentina e logo temos a divisa com o Chile onte há um Marco Rotário a mais de 4300 m. ...onde colhi a pedra que a Vó pediu... aguarde.

A parte chilena da cordilheira é belíssima... montanhas quase sem vegetação... somente um capim baixo de cor amarelo-ouro que dá a impressão, a distancia, que se esta diante de uma plantação de girassol.... até que a vista alcança.

Daí até San Pedro é impressionante, sao 30-40 Km de descida donde se vê de um lado o Vulcão Lincacabur e abaixo o Deserto do Atacama.... mais uma vez deu para sentir a nossa ínfima dimensão.

Em San Pedro foi um pouco difícil achar hotel... mas estamos bem acomodados.

Até aqui tudo está como planejado... nada de imprevistos...

A cidade é um fervo de turistas de todos os lados, encontramos brasileiros, alemães, e um canadense que viaja com uma Transalp emplacada na França que vai até Ushuaia.

A surpresa ficou por conta de uma casualidade pelo qual não estávamos preparados... estava eu e Castelo tomando uma Cristal gelada e de repente entra um brasileiro conhecido.... lá estávamos nós falando com Raí (aquele do São Paulo, Seleção e Paris Sait Germain)... lástima que estávamos sem a câmera, não tiramos foto para comprovar.....

Amanha visitaremos os Gêiseres El Tatio... com a saída prevista para as 4:00h da manha.... aguardem... abraços a todos... a saudade já esta apertando... muito obrigado pelas mensagens de felicitações e pelas visitas no blog.





Cardones - Cactus

La Cuesta Lipan


4170 metros sobre o nível do mar

Salinas Grandes

É sal memo


Paso de Jama

Marco Rotário fronteira Argentina/Chile

Laguna Altiplano

Canadense viajando o mundo


Igreja San Pedro

Mais fotos da Cordilheira





Susques


Pico nevado Altos del Morado



4.320 sobre o nível do mar



Um posto bem estruturado no Passo Jama



Pico nevado no Jama










2 comentários:

  1. Eita, Flavio! Realizando o seu sonho! É isto aí! Me diga uma coisa: como foi que conseguiu hotel em Purmamarca? Qual o nome e o preço? E em San Pedro, ficou aonde (Nome, preço e telefone/site)? Precisarei disto para uma outra viagem que farei... No mais, aproveite o que puder! Abçs!
    Marcio/Campo Grande-MS

    ResponderExcluir
  2. Genteeee....isso é realmente impressionante, maravilhoso, melhor, sem descrição possível com palavras, acreditamos realmente que tenha realizado/concretizado uma etapa desejada em sua vida e através destas fotos de uma forma ou de outra realiza também parte de nossa vida, vcs três não imaginam o quanto estamos orgulhosos te te-los ai para podermos contar a todos os amigos...Desejamos que a viagem continue assim...PERFEITA...e que o retorno seja tranquilo...abraços fraternos...

    Há e sobre o Raí....fala sério não dá para acreditar....como podem não ter registrado esse momento..olha olha estamos achando que é mais uma história de pescador hein....kkkkkk

    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir